Ana Paula Tavares (Angola)

Para a escritora angolana, o galego é «língua, poesia, música». Ouçam nas suas próprias palavras.


[youtube]vIXdNxINLRI[/youtube]

 

Ana Paula Ribeiro Tavares iniciou o seu curso de história na Faculdade de Letras do Lubango, em Angola, mas terminou-no em Lisboa. Em 1996 concluiu o Mestrado em Literaturas Africanas. Atualmente mora em Portugal e leciona na Universidade Católica de Lisboa. Ana Paula Tavares é a única poetisa contemporânea do período pós-independência angolana (11 de novembro de 1975).

Sempre trabalhou na área da cultura, museologia, arqueologia e etnologia, património, animaçom cultural e ensino. Participou em simpósios, congressos, comissões de estudo e elaboraçom de inúmeros projetos da área cultural. Foi Delegada da Cultura no Kwanza Norte, técnica do Centro Nacional de Documentação e Investigação Histórica (hoje Arquivo Histórico Nacional) do Instituto do Património Cultural.

Foi membro do júri do Prémio Nacional de Literatura de Angola nos anos de 1988 a 1990 e responsável polo Gabinete de Investigação do Centro Nacional de Documentação e Investigação Histórica em Luanda, de 1983 a 1985. É também membro de diversas organizações culturais como o Comité Angolano do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Comité Angolano do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), da Comissão Angolana para a UNESCO.