Xurxo Souto, ‘padrinho’ do éMundial 2012

O multifacetado Xurxo Souto será o encarregado de dar pé ao início do éMundial 2012, que decorre em Vigo. Sábado 2 de junho, no Hotel Bahia (Cánovas del Castillo, 24).Xurxo...

O multifacetado Xurxo Souto será o encarregado de dar pé ao início do éMundial 2012, que decorre em Vigo. Sábado 2 de junho, no Hotel Bahia (Cánovas del Castillo, 24).Xurxo Manuel Souto Eiroa (Corunha, 1966), não precisa apresentação. A sua trajetória vital abrange diferentes campos, e seria difícil decidirmo-nos por um só para começar. Podemos falar da música e do seu papel à frente do grupo Os Diplomáticos de Montealto, representantes do que em começos da década de 90 do século passado se deu em chamar rock bravu, movimento que contribuiu para a socialização da música pop e rock em galego entre o público mais jovem… e nem tão jovem!

Músico… e escritor. Entre 1995 e 2005 publicou nada menos que cinco livros. A meio caminho entre a escrita e o audiovisual, foi roteirista de programas como Sítio Distinto ou Bambán Club, e também no trabalho Pucho Boedo, un crooner na fin do mundo (2003).

No estritamente audiovisual, colaborou em numerosos espaços de televisão e rádio, sendo um dos mais populares o papel de locutor radiofónico na sucedida série Marés Vivas.

Reconhecido como grande comunicador, entre 2005 e 2009 foi o chefe do departamento de Programas da Rádio Galega, bem como apresentador do espaço musical Aberto por Reformas.

Para saberdes mais dele, recomendamos-vos estas duas entrevistas: