Manecas Costa (Guiné-Bissau)

O cantor e músico guineense envia também umha saudaçom com motivo do evento éMundial.

[youtube]kn8sTl2V53s[/youtube]

 

Manecas Costa nasceu em 1967, em Cacheu, Guiné-Bissau. Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar com 9 anos e juntamente com o seu irmão mais velho, Nelson, criou o grupo “África Livre”, e aos 10 anos foi convidado a colaborar com a Orquestra Aragon. Autodidata, durante a adolescência era já umha figura conhecida pola sua formidável técnica na guitarra acústica e baixo elétrico, pola sua voz «carismática e apaixonante» e polas suas composições, cujas letras se centram nas tradições, assuntos e preocupações da Guiné-Bissau.

Em 1987 foi convidado a participar no festival anual “Découverte”, organizado pola Radio France Internacional, um importante showcase para os novos talentos de África, Caraíbas e Pacífico, marcando a sua primeira exposiçom internacional. No mesmo ano foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pola UNICEF. Nesta fase participa em vários festivais em Cabo-Verde, Angola, Itália, Portugal e Coreia do Norte.

Em 1990 deslocou-se para Lisboa, e com o apoio da UNICEF gravou “Mundo di Femia”, o seu primeiro álbum a solo. Este sucesso lançou-no numha nova carreira de produtor e arranjador, bem como de cantor e compositor, produzindo muitos discos de artistas africanos residentes em Portugal.

Há já bastantes anos que conhece a Galiza, e fôrom vários os artistas galegos que tivérom o privilégio de atuar com ele. Também tem protagonizado projetos e trabalhos na nossa terra, o último dos quais, Aló Irmao!, é um sucesso desde o seu lançamento.