Ondjaki (Angola)

O escritor angolano envia-nos umha vídeo-saudaçom na qual se reconhece como «um dos primeiros “angolegos”».


[youtube]M33ap1J39Y[/youtube]

http://www.youtube.com/watch?v=-M33ap1J39Y

 

Ndalu de Almeida, mais conhecido polo pseudónimo de Ondjaki, nasceu e estudou em Luanda, capital de Angola. Em Lisboa concluiu a licenciatura em Sociologia e morou também no Brasil.

No âmbito da literatura, em 2000 obtivo o segundo lugar no concurso literário António Jacinto realizado em Angola, e publicou o primeiro livro, Actu Sanguíneu. Depois de estudar por seis meses em Nova Iorque, na Universidade de Columbia, filmou com Kiluanje Liberdade o documentário Oxalá cresçam pitangas – histórias da Luanda. As suas obras fôrom traduzidas para línguas tam diversas como francês, inglês, alemão, italiano, espanhol ou chinês.

Foi laureado polo Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em 2007 com o trabalho Os da Minha Rua. Recebeu, na Etiópia, o prémio Grinzane por melhor escritor africano de 2008.

Em Outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prémio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance Avó Dezanove e o Segredo do Soviético. O Jabuti é um dos mais importantes prémios literários brasileiros atribuído em 21 categorias.