Onésimo Teotónio de Almeida (Portugal)

Saudaçom deste vulto açoriano a morar nos EUA.

[youtube]YnWaCjXJpEM[/youtube]

 

Onésimo Teotónio de Almeida, português dos Açores, mora atualmente nos Estados Unidos. Estudou no seminário de Angra do Heroísmo e posteriormente na Universidade Católica de Lisboa. Em 1976, na Brown University de Providence, fizo umha licenciatura em Filosofia e posteriormente doutorou-se na disciplina. Nessa universidade, na qual também foi professor de filosofia e literatura, criou umha nova disciplina, designada “Literatura Açoriana”.

Foi cronista regular no Diário de Notícias, da revista Ler no Jornal de Letras e neste jornal colabora ainda com frequência. Foi fundador e dirige a editora Gávea-Brown e da revista Gávea-Brown. Desde 1979 mantém um programa sócio-cultural no Portuguese Channel, da Whaling City Cable-TV, de New Bedford, Massachusetts.

Foi Vice-Presidente do Rhode Island Committee for the Humanities, do Estado de Rhode Island e da Associação internacional de Lusitanistas . É Faculty Fellow do Watson Institute for International Studies, da Brown University. É membro da American Philosophical Association, da Society for Iberian and Latin-American Thought, da Society for the Study of European Ideas, da Society for the Study of Value Inquiry, e de várias outras associações profissionais. Foi eleito membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa.