«Angola acorda?» Bate-papo sobre a mobilizaçom juvenil em Angola

A 7 de julho às 20:00h, no Café Bar As Duas (Praça da Oliveira nº 3). Apresenta Pablo Blanco, coordena Aline Frazão.

Para o quarto dia de programaçom do éMundial, a lusofonia africana vai ter um papel protagonista. Hoje, quinta-feira, 7 de julho, às 20:00h, o Café Bar As Duas, situado no nº 3 da Praça da Oliveira, acolhe o «Angola acorda?», um bate-papo sobre a  mobilizaçom juvenil nesse país.

A atividade vai ser apresentada por Pablo Blanco e coordenada por Aline Frazão. Eles explicam que desde o passado 7 de março de 2011 «Angola está diferente». Os motivos? «O povo saiu à rua e nas redes sociais chama-se por umha “revoluçom”».

Diferentes grupos de jovens têm-se organizado e, só em maio, fôrom convocadas mais de cinco manifestações. «No Largo da Independência, em Luanda, têm ecoado vozes cansadas e revoltadas de muitos angolanos. Gritam “Zé Dú, fora!”. O regime de José Eduardo dos Santos vai dando provas de fragilidade, sobre-reagindo com violência e propaganda a estas pequenas ações de protesto, enquanto o resto da sociedade parece começar a acordar depois 32 anos de sonolência profunda».

Aline Frazão

Aline Frazão é uma cantora e compositora de Luanda, Angola. Ganhou o prémio Musicando Carvalho Calero em 2010 com o projeto A Minha Embala (em parceria com César Herranz) e o álbum correspondente saiu em maior de 2011 e está disponível para descarregamento gratuito na rede.

Pablo Blanco

Pablo Blanco trabalhou nos âmbitos de educaçom e gestom cultural. Dedica-se atualmente à formaçom profissional e ao desenvolvimento organizacional. É também professor de ioga.