Mesa redonda sobre Festivais da Lusofonia

A 7 de julho, às 20:30, mesa redonda na Casa das Crechas (Via Sacra nº 3) com representantes dos festivais Andanças (Diana Mira), Festival da Poesia do Condado (Manolo Soto) e Cantos na Maré (Uxía).

Manolo Soto, Uxía e Diana Mira participarám hoje nesta mesa redonda para apresentar os projetos de que som porta-vozes, três iniciativas já consolidadas mas muito diferentes entre si. O ato conta com a colaboraçom da Associação pró-Academia Galega da Língua Portuguesa e apresenta Maria Xosé Castelo Lestom.

Cantos na Maré

Cantos na Maré – Festival Internacional da Lusofonia é um projeto cultural

Imagem promocional do disco 'Meu Canto', de Uxía

pioneiro no estado espanhol, que através da língua e da música traça um mapa comum entre os territórios da Lusofonia que compartem raízes. E sermos nós anfitriões tinha e tem um sentido.

Cantos na Maré evidencia que desde a língua galega se podem tender pontes que nos acheguem a outras culturas emergentes, à vez que situam a nossa cultura no mundo. No éMundial publicamos umha alargada entrevista com Uxía, a promotora e rosto visível de um evento que desde 2003 decorre anualmente em Ponte Vedra.

Festival Andanças

O Festival Andanças existe desde 1996, acontece anualmente.  A ideia inicial era sobretudo criar um espaço onde qualquer pessoa pudesse aprender a dançar danças de raiz tradicional, algo que na altura era impossível em Portugal, excetuando dentro do âmbito dos grupos folclóricos.

O festival Andanças decorre anualmente desde 1996

O Andanças dirige-se a qualquer pessoa – essa é, aliás, uma das suas características. No ano passado por exemplo houvo cerca de 1.000 crianças a participar; há umha imensidom de músicos de todas as áreas. A populaçom local participa em peso —trata-se do evento de maior dimensom do concelho de São Pedro do Sul,, desde pessoas que praticam atividades de dança regularmente até simples curiosos atraídos pelas caraterísticas de festival, enquanto evento de massas. Há poucos dias conversámos com Diana Mira, da Associação PédeXumbo, que organiza o evento, e que participará na mesa redonda para o apresentar.

Festival da Poesia do Condado

Por sua parte, o Festival da Poesia do Condado pretende cada ano unir festa e reivindicaçom, escolhendo sempre um lema que centre as inquietações do colctivo. No ano passado, o lema escolhido foi «Língua e serviços em mão comum», e centrou-se nos ataques à língua e no retrocesso dos serviços públicos, umha preocupaçom geral polo incremento contínuo das agressões contra todo o que suponha património popular, contra todo o público e galego.

Quanto à língua, figurou no lema polo contexto em que se encontra (perda de falantes, diminuiçom de espaços para o seu uso, aumento de prejuízos lingüísticos e difusom interessada dos mesmos, discriminaçom em todos os níveis do ensino), mas também «para dar resposta à penúltima ideia desenvolvida polos setores mais recalcitrantes do espanholismo: a falácia da imposiçom».

 

+ Mais informações: