Uxía, Xoán Lois Vila, Diana Azevedo e Manolo Soto

Sexta-feira, 8 de junho, entre 18h30 e 20h decorre na Casa Galega da Cultura a mesa redonda «Festivais da Lusofonia», com Uxía, Xoán Vila, Manolo Soto e Diana Azevedo. Apresenta...

Sexta-feira, 8 de junho, entre 18h30 e 20h decorre na Casa Galega da Cultura a mesa redonda «Festivais da Lusofonia», com Uxía, Xoán Vila, Manolo Soto e Diana Azevedo. Apresenta M.ª José Castelo Lestom.

UXÍA – CANTOS NA MARÉ

Cantos na Maré – Festival Internacional da Lusofonia decorre anualmente desde 2003 em Ponte Vedra. É um projeto cultural pioneiro no estado espanhol, que através da língua e da música traça um mapa comum entre os territórios da Lusofonia que compartem raízes. «E sermos nós anfitriões tinha e tem um sentido», afirma a cantora Uxía, promotora e rosto visível do evento.

Cantos na Maré evidencia que desde a língua galega se podem tender pontes que nos acheguem a outras culturas emergentes, à vez que situam a nossa cultura no mundo.

DIANA AZEVEDO – BYONRITMOS

Byonritmos – Festival da Diversidade é um evento organizado pela associação Byonritmos em parceria com a Câmara Municipal de Baião (distrito do Porto, Portugal). Três dias de agosto sob as frescas sombras da Praia Fluvial da Fraga do Rio, envolvendo danças, concertos, oficinas de instrumentos e atividades múltiplas, enquadradas com a identidade que este evento assume. Precisamente é a localização do festival, num dos corações verdes de Portugal, um dos principais atrativos.

MANOLO SOTO – FESTIVAL DA POESIA DO CONDADO

Por sua parte, o Festival da Poesia do Condado pretende cada ano unir festa e reivindicação, escolhendo sempre um lema que centre as inquietações do coletivo. No ano passado, o lema escolhido foi «Sem as mulheres não há revoluçã0».

A edição 2011 do festival, que decorreu em setembro, foi dedicado às lutas das mulheres pela sua emancipação, pela igualdade, pela superação de um sistema patriarcal que opreme a dignidade das que «mesmo são a maior parte da humanidade». Um festival que sempre focou a sua mensagem nas reivindicações populares «não podia obviar uma batalha que se não ganhamos nunca poderemos ser verdadeiramente livres, nem mulheres nem homens».

O festival estará representado no éMundial 2012 por Manolo Soto.

XOÁN LOIS VILA – MINHO REGGAE SPLASH

O festival Minho Reggae Splash decorre anualmente em Vila Nova da Cerveira (Portugal) e está organizado pela associação viguesa que dá nome ao evento. No éMundial 2012 estará um dos organizadores, o galego Xoán Lois Vila, que atende pelo ‘nome de guerra’ de Macô DJ (Meninos Carentes). Segundo Vila, um dos motivos pelos quais a associação leva o nome de Minho é o facto de na Jamaica existir o Rio Minho, que atravessa boa parte do território da ilha.